25/11/2017

Dunas

Dunas da praia do Cassino - Foto: Carol Castro

Cordões de dunas são típicas de áreas costeiras. Estão localizadas bem próximas da praia. Devido a sua formação geológica recente o solo das dunas é arenoso, possui pouca matéria orgânica, resultando em um déficit em nutrientes para a vegetação presente, que inclusive é escassa. O solo arenoso das dunas não tem capacidade de retenção de água e as plantas então sofrem outro déficit que é o hídrico, entretanto, apresentam adaptações para lidar com esse déficit, como raízes profundas e se concentram em locais mais baixos das dunas, conseguindo estabelecer contato com o aquífero.

As dunas frontais à praia são extremamente móveis devido a ação do vento, por isso a vegetação se concentra em dunas mais distais. O vento assim como o sal e a temperaturas são agentes estressantes para as plantas.

Quando a radiação é intensa as plantas e os animais sofrem com a temperatura. Para que as plantas evitem a perda de água por transpirem quando as temperaturas estão altas elas apresentam uma cutícula serosa e poucos estômatos. Animais se defendem de altas temperaturas se enterrando nas dunas, como o caso da lagartixa e as serpentes-das-dunas.

Passarela para trânsito de banhistas entre as dunas - Foto: Carol Castro
Os vegetais mais presentes nas dunas são as gramíneas como o panicum, a margarida das dunas (Senecio crassiflorus) o capim das dunas (Spartina ciliata), entre outras.

Margarida das duans (Senecio crassiflorus) - Foto: Luís Funez
Capim das dunas (Spartina ciliata) - Foto: Andrés González
Os invertebrados mais presentes são formigas, gafanhotos, hemípteros, besouros, enquanto que de vertebrados temos a lagartixa-das-dunas, coruja-buraqueira, jararaca das dunas, graxaim, tatu, gambá, tuco-tuco das dunas, lagartos, anfíbios, gaviões e falcões.

As dunas são ambientes extremamente importantes, é o habitat de espécies endêmicas e formam barreiras naturais que impedem o avanço da água para a área urbana. O pisoteamento frequente é uma das interferências humanas realizadas nesse ambiente que afetam principalmente a vegetação local e as habitações (ninhos) dos animais que nas dunas residem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário